Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lab. Planck
Início do conteúdo da página

Lab. Planck

 

  

 

 

Físico alemão (23/4/1858-4/10/1947). Criador da Teoria Quântica, um dos pilares da física moderna do século XX, ao lado da Teoria da Relatividade. Max Karl Ernst Ludwig Planck nasce em Kiel, capital de Achleswig-Holstein, condado do norte da Alemanha.

Estudava física nas universidades de Munique e de Berlim. Depois de concluir o doutorado em termodinâmica em 1879, torna-se catedrático de física teórica nas universidades de Munique, de Kiel e de Berlim.

Pesquisou as radiações eletromagnéticas e desenvolve a fórmula da radiação, afirmando que a energia se difunde em pequenos pacotes chamados quantum chegando na constante de batizou pelo seu nome, Planck. Criando assim, sua Teoria Quântica, cuja fórmula de radiação recebe seu nome. Ela estabelece que a energia de cada quantum é igual a sua frequência de difusão multiplicada pela constante de Planck. Por essa descoberta recebe o Prêmio Nobel de Física de 1918. Sua vida familiar é marcada pela tragédia após os 50 anos.

 

   Sobre o Laboratório Planck


 

 

A física moderna hoje é um dos pilares que sustenta a nossa sociedade contemporânea. E a formação adequado para físicos e engenheiros atuantes nos dias de hoje os quais requerem um conhecimento e vivências abordando estes temas contemporâneos. Este é um dos motivos que alimenta a nossa intenção de implantar um laboratório de Física Moderna além de um nível básico. Vivencia-se uma era em que grande parte da base tecnológica está fundamentada em temas de Física Moderna e tecnologias dos materiais.

Desta forma considerando-se a importância da inserção destes conceitos contemporâneos num laboratório adequado para esses experimentos o qual teria impacto maior o que reforçaria e muito a formação de nossos discentes então permitiria equipará a um ensino de maior qualidade. Neste sentido foi submetido o projeto Lab. Infra-2019 o qual será coordenado pela Prof. Dra Cleidilane Sena Costa intitulado “laboratório de Física Moderna: um Berçário de Ideias”.

 

 

Fim do conteúdo da página