Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lab.Faraday
Início do conteúdo da página

Lab.Faraday

 

Michael Faraday (1791-1867) foi um dos cientistas mais influentes da Física e da Química e também um dos maiores experimentalistas da história. Trouxe grandes contribuições para a área do Eletromagnetismo, como a descoberta da indução eletromagnética – sua maior descoberta. Para tanto, Faraday conseguiu produzir uma corrente elétrica em um fio desconectado de fontes de energia, tais como baterias e pilhas, utilizando apenas o movimento relativo de um ímã.
Nascido na Inglaterra, Faraday recebeu pouca educação formal. Aos 14 anos, começou a trabalhar com encadernação de livros e, durante um período de sete anos, pôde ler vários exemplares. Interessou-se principalmente em artigos sobre eletricidade.
Dentre as descobertas e contribuições de Faraday, podemos destacar:

  • Criou a noção decampo elétrico e magnético;
  • Estabeleceu uma relação entre campo elétrico e magnético;
  • Descobriu o fenômeno de indução eletromagnética, responsável pelo funcionamento dos motores elétricos e transformadores;

Suas descobertas possibilitaram o desenvolvimento das equações do eletromagnetismo por James Clerk Maxwell.

 

 Sobre o Laboratório Faraday

 

O laboratório 02 apelidado de “lab.Faraday” foi inaugurado em marco de 2018 pelo Pro-Reitor de Graduação. O novo espaço está localizado no prédio da FACET, possui uma área ao redor de 30 m2 com acesso à internet sem fio e refrigeração apropriada. Este Laboratório esta funcionado com três bancadas com bancos de madeira. Um Balcão para estocagem de equipamentos de forma adequada, além de possui quatro armários, fontes de tensão, um microscópio óptico e materiais necessários para uma serie de experimentos em eletricidade, magnetismo e Ótica. Neste laboratório são desenvolvidos uma série de projetos com potencial didático os quais estão sendo inseridos como material de apoio para alunos nos Estágios supervisionados.

Fim do conteúdo da página